Home/Institucional/ Noticias

IV Jornada Jurídica do Curso de Direito Estácio | Uniseb


25 de setembro de 2015

A Faculdade de Direito do Centro Universitário Estácio | Uniseb recebeu, nos dias 14, 15 e 16 de Setembro, a IV Jornada Jurídica do curso.

A Faculdade de Direito do Centro Universitário Estácio | Uniseb recebeu, nos dias 14, 15 e 16 de Setembro, a IV Jornada Jurídica do curso, sob o tema “DIREITO E SOCIEDADE NO SÉCULO XXI: críticas contemporâneas”. As atividades desenvolvidas durante esses três dias puderam ser acompanhadas pelos alunos, na forma de palestras ministradas por profissionais e pesquisadores do Direito convidados, minicursos ministrados por docentes da casa, além de outras atividades acadêmicas de apresentações de trabalhos científicos.

De acordo com o docente e membro da Comissão Científica da Jornada, Prof. César Augusto Nunes, as programações acadêmicas desse ano foram fundamentais como consolidar uma prática acadêmica voltada para a pesquisa e para a partilha de conhecimentos entre alunos, professores e palestrantes convidados, contribuindo para a construção de um projeto de curso cada vez mais qualificado e atual para os estudantes de direito: “A IV Jornada Jurídica de 2015 foi planejada com um propósito específico: debater algumas das questões mais atuais e mais fundamentais de nossa sociedade. Às vezes o ideal é que reservemos um momento específico para essas discussões, uma vez que no transcorrer das aulas ordinárias ficamos muitas vezes focados na ementa e no próprio plano de ensino. Enfim, nas atividades aqui propostas, podemos nos dedicar com mais possibilidades, inclusive teóricas, as problemáticas trazidas pelos professores, pelos temas de minicursos, ou ainda pelos palestrantes convidados, em suas apresentações”.

Uma das novidades desta IV Jornada Jurídica do curso de Direito Estácio | Uniseb foi a obrigatoriedade dos alunos doarem, para efeitos da emissão do certificado de participação, um brinquedo ou um livro infantil que se encontrem novos ou em bom estado, de modo a ser realizada, no mês subsequente, uma ação social de entrega desses donativos a entidades que atendem crianças em estado de vulnerabilidade no município.

Por último, também é digno de registro os eventos ocorridos nas manhãs dos dias 15 e 16, quando alunos do curso e também de outras instituições puderam apresentar, na forma de seminários, as suas respectivas pesquisas jurídicas, contando com a participação de professores da Casa nas bancas de análise/avaliação. Nesse momento, mais de 30 alunos participaram expondo pesquisas, muitas das quais foram elogiadas pelos professores que as acompanhavam. Os trabalhos estiveram filiados a dois eixos temáticos pré-estabelecidos pela Comissão Científica: 1 – Estado, Cidadania e Democracia; e 2 – Justiça e Efetivação dos Direitos Humanos.

Ao final do terceiro dia, restou evidente por toda a comunidade acadêmica que a IV Jornada Jurídica foi realizada com muito sucesso, e ainda, que as suas programações foram acolhidas pelos alunos da Faculdade, tamanha a presença registrada de interessados nas palestras, minicursos e salas de apresentações de trabalhos.

Veja as fotos