Home/Institucional/ Laboratórios

Laboratórios

alunos de adm

Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo (EMAU)

Constituído como núcleo de projetos voltados essencialmente para as atividades de extensão à comunidade e integração dos conhecimentos, o EMAU tem como objetivo proporcionar ao aluno um contato direto com a prática profissional, com a organização de um escritório, atendimento ao cliente, além de desenvolver a responsabilidade frente aos prazos de entrega e a qualidade dos projetos desenvolvidos.

Os trabalhos desenvolvidos no núcleo de projetos devem ser de natureza exclusivamente social, ou seja: trabalhos de orientação sobre construção, projeto e organização de habitações à comunidade carente; desenvolvimento de projetos e organização de eventos em parceria com prefeituras municipais, sindicatos, associações de bairros e organizações não governamentais.

Laboratório de Modelos e Maquetes

O laboratório de modelos e maquetes é uma extensão dos ateliês de desenho e projeto. Através da manipulação de maquetes o estudante pode:

  • Desenvolver a percepção tri dimensional do objeto e espaço construído e natural e a relação entre estes elementos.
  • Trabalhar o estudo da forma dos objetos e elementos a serem criados.
  • Experimentar estruturas observando seus usos e limitações.
  • Perceber e compreender a função e a forma dos elementos que compõem o espaço construído.

Todas as disciplinas do curso podem utilizar o recurso dos modelos como complemento da teoria e dos exercícios, inclusive as disciplinas de história da arte, história e teoria da Arquitetura e do Urbanismo.

Laboratório de Prototipagem Rápida

O objetivo primário do Laboratório de Prototipagem Rápida (LAR) é habilitar os estudantes à utilização de técnicas atualizadas de prototipagem rápida e fabricação digital considerando:

  • A emergência de novas tecnologias de produção de modelos e protótipos gerados por equipamentos bi e tridimensionais por controle numérico.
  • A influência destas tecnologias no processo de projeto pela incorporação das rotinas paramétricas.
  • O desenvolvimento do hábito de modelagem e prototipagem no entendimento de problemas complexos.
  • O caráter inovador das tecnologias envolvidas e o seu potencial para geração de pesquisas que relacionam a prototipagem rápida ao processo de ensino e aprendizado e a extensão.

Laboratório de Conforto Ambiental e Materiotea

No laboratório de Conforto Ambiental e na Materioteca o estudante pode:

  • Estudar o efeito da luz e das sombras no interior e no exterior das edificações.
  • Analisar o comportamento de diversos materiais de construção e acabamento em relação ao desempenho térmico e acústico.
  • Compreender o comportamento dos sons em diversos ambientes construídos.
  • Simular o efeito do vento e da insolação em edifícios implantados em diversos tipos de terreno.
  • Simular a insolação e a ventilação no interior das edificações, analisando impacto das construções no meio ambiente.

Laboratório de Anatomia Humana

Laboratório multidisciplinar utilizado para aulas experimentais dos cursos da área da saúde e engenharia biomédica. Dispõem de um acervo somente com peças anatômicas artificiais utilizados no estudo da anatomia humana, todos os aparelhos e sistemas ósseo, articular, muscular, respiratório, digestório, circulatório, urinário, genital masculino e feminino e nervoso. É utilizado na disciplina de Anatomia, que atende o curso de Educação Física e Fisioterapia do UniSEB.

Laboratório de Avaliação do Movimento Humano:

Laboratório dotado de equipamentos especializados na avaliação biomecânica e cinesiológica do movimento humano, além das avaliações da composição corporal e postural dos praticantes e não praticantes de atividades física.

Laboratório de Avaliação Física e Fisiologia do Exercício

Laboratório especializado na avaliação quantitativa e qualitativa das diferentes capacidades de força, flexibilidade e de resistência, além das variáveis sanguíneas (glicose e ácido lático), pressão arterial e frequência cardíaca, durante a prática de exercícios físicos, com o objetivo de avaliar o nível atual de condicionamento físico da população em geral, sejam sedentários ou atletas de alto nível.

Laboratórios de Informática

Os laboratórios de informática são equipados com 25 ou 50 computadores conectados em rede com sistema operacional Windows 7®,com programas licenciados para o Centro Universitário UniSEB para aplicações específicas nas áreas de Administração, Arquitetura e Urbanismo, Engenharias, Ciência da Computação, Ciências Contábeis e Comunicação Social, entre outros, destacando-se as seguintes atividades:

  • Tecnologia de Informação: Elaboração de Planilhas eletrônicas utilizando-se do Excel, integração de ferramentas Office® para ganhos de produtividade organizacional
  • Métodos Quantitativos: Otimização de problemas de pesquisa operacional
  • Jogos de Empresas: Simulação Empresarial, por meio de análises e tomadas de decisão com o uso do Simulador de Decisão Gerencial da Bernard Sistemas
  • Matemática I e II: Uso no MAPLE para modelagem e resolução de problemas matemáticos organizacionais.
  • Atividades de desenho assistido por computador, maquetes eletrônicas, simulações arquitetônicas usando AutoCAD®
  • Simulações de circuitos eletrônicos, simulação de redes de computadores; desenvolvimento de softwares em várias linguagens de programação (Linguagem C, JAVA, LINUX etc)
  • Desenvolvimento de planilhas com demonstrações contábeis, simulações de práticas contábeis, softwares de gestão contábil
  • Desenvolvimento de produção audiovisual, diagramação, programação e produção gráfica, tratamento de imagens, computação gráfica aplicada em comunicação
  • Utilização do software ARENA® para a simulação de processos de fabricação, logística e serviços.
  • Sistemas de Informação Geográfica, Ambientes de Programação e Sistemas de Simulação Numérica de Sistemas Mecânicos.

Laboratório de Hardware

Laboratório instalado em uma ampla sala climatizada com seis bancadas divididas em 25 postos de trabalho, com os seguintes instrumentos: osciloscópios, multímetros, geradores de função, fontes estabilizadas, capacímetros, tacômetro digital, miliamperímetros e autotransformadores. O laboratório também possui um microcomputador conectado à internet. Todas as bancadas são dotadas de pontos de energia de 110V e pontos de energia trifásica. O laboratório dispõe dos seguintes recursos didáticos:

  • Kits para prática de eletrônica analógica Datapool® Eletrônica 8060.
  • Kits para prática de eletrônica digital Datapool® Eletrônica Digital.
  • Kits para prática de eletrônica analógica e microcontroladores.
  • kit de experiências de microondas e antenas Labvolt.
  • Gravador de microcontroladores da família PIC da Microchip®.
  • Matrizes de contato.
  • Ferramentas diversas para eletrônica e Kit para confecção de placas de circuito impresso.
  • Kit para programação em FPGA.

Laboratório de Ciências Exatas

Laboratório destinado ao estudo de experimentos em Física nas áreas de cinemática, Dinâmica, Eletricidade, Magnetismo, Ótica, Termodinâmica, Física Moderna, Ondas. Todos os experimentos são programados para a utilização de kits específicos que permitem a montagem de experimentos para a compreensão dos fenômenos físicos relacionados.

Núcleo de Pesquisa

Laboratórios destinados à pesquisa em nível de iniciação científica. Possuem equipamentos e instrumentos eletrônicos para estudos nas áreas de processamento digital de imagens, inteligência artificial, robótica, tecnologia da informação aplicada à educação.

Laboratório Multidisciplinar

Laboratório configurado para o estudo e aplicações na iniciação ao estudo da química geral, físico-quimica, química analítica. Análises químicas de solo, água, efluentes domésticos e industriais sólidos, líquidos e gasosos. Avaliação de processos de eutrofização de ambientes aquáticos, avaliação de processos químicos industriais na produção de insumos e efluentes gerados.

Laboratório de Ciência e Tecnologia dos Materiais

Utilizado para o estudo e experimentação de tratamentos térmicos de aços e análise metalográfica, capacitando os estudantes para as aplicações destes materiais em engenharia.

Laboratório de Processos de Fabricação

Laboratório utilizado para a apresentação de técnicas de leitura e uso de instrumentos de medição, execução de operações de usinagem (tornear, fresar limar, furar, serrar, retificar, dobrar e cortar) de diferentes materiais.

Laboratório de Engenharia do Trabalho

Laboratório para o desenvolvimento de atividades relacionadas com a medição física de avaliação de adequação biomecânica do trabalho, projeto do trabalho e de conforto ambiental.

Laboratório de Sistemas Estruturais

O laboratório de Sistemas Estruturais dispõe de equipamentos de alta performance como é o caso da Máquina Microprocessada para Ensaios de Compressão em Concreto com capacidade para 100 toneladas, que ainda a ela podem ser acoplados os equipamentos para Ensaio de Compressão Diametral de Corpos de Prova de Concreto (15x30cm e 10x20cm), e para Ensaio de Flexão a 4 Pontos de Prismas de Concreto. Além destes, o laboratório conta com Aparelho de Vicat, Slump Test, Frasco de Chapman, Mesa para Ensaios de Sistemas Estruturais Reduzidos, dentre outros recursos instrumentais para atividades da Engenharia Civil.

Laboratório de Hidráulica e Saneamento

Conta com canal para ensaios de fluxo não confinado com medidas de velocidades e pressões, calha Parshall, paineis para ensaio de fluxo confinado para determinação de velocidades, pressões, perdas de carga, efeito Venturi, golpe de ariete, dentre outros.

Laboratório de Geomática Aplicada

O laboratório de Geomática dispõe de 7 Teodolitos Eletrônicos, e 7 Níveis Eletrônicos, 8 Kits para Estereofotogrametria, e computadores de alta performance com softwares de última geração para processamento dos dados colhidos em campo.

Laboratório de Mecânica dos Solos

O laboratório de Mecânica dos Solos dispõe de equipamentos de caracterização de solos como: Permeametros de Carga Constante e Variável, Aparelho de Casagrande, Picnometro, Densímetro, Conjunto de Peneiras (ABNT) e Agitador, Estufa Microprocessada, Conjuntos para Ensaios de Limite de Plasticidade e Limite de Contração. Neste laboratório, os aluno, além de experimentar os conteúdos vistos em sala de aula, podem desenvolver pesquisas científicas com os solos da região.

Canteiro Experimental

Espaço destinado para atividades práticas de técnicas construtivas em construção civil, com a preparação de misturas de argamassas, baldrame, assentamentos de tijolos e blocos de concreto, preparação de colunas e vigas de concreto, estudos de materiais de construção civil e preparação de corpos de provas para ensaios mecânicos em geral. Possui baias para armazenamento de areia, brita, cascalhos, ferro, betoneira, enxadas pás e outros equipamentos afins.

Laboratório de Fotografia e Estúdio Fotográfico

Para o estudo da técnica fotográfica, está disponível um laboratório de fotografia e um estúdio fotográfico, que contempla toda a necessidade que um discente de Comunicação Social e também de Arquitetura e Urbanismo necessita para que realize seu aprendizado desta técnica. O estúdio conta com flashs eletrônicos profissionais e seus acessórios (sombrinhas, soft box e colméia), fundo infinito móvel e uma série de tripés possibilitando realizar exercícios envolvendo pessoas e também objetos. Além de possuir câmeras digitais e analógicas reflex, com lentes e acessórios para os mesmos fins.
Um dos diferenciais é ainda possuir um laboratório fotográfico preto e branco, com infraestrutura para processamento de material fotográfico em película, onde é possível ao discente entender todos os princípios da formação da imagem fotográfica de maneira prática.

Laboratório de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto.

Os Laboratórios de Informática do UniSEB possuem os programas computacionais mais avançados do mundo para Geomática. Nele os alunos aprendem a Georreferenciar imagem, mapas e cartas em programas universalmente usados, como o Autocad. Nesse programa os alunos também aprendem a manipular as bases cartográficas e interagir essas bases com imagens de satélite e fotos aéreas.

O Laboratório ainda conta com o programa SPRING, muito usado para Sensoriamento Remoto. Esse programa é nacional e muito usado na Brasil para trabalhar com SIG (Sistemas de Informações Geográficas). No curso os alunos aprendem as técnicas básicas de uso do programas, tanto para uso em SIG como para uso em Sensoriamento Remoto.

Laboratório de Cinesioterapia e Mecanoterapia

Neste laboratório realiza-se aulas teórico- práticas de disciplinas que fundamentam a análise do movimento humano bem como recursos cinesioterapêutico e biomecânico. Atende as disciplinas: Cinesiologia, Biomecânica, Bases e métodos de Avaliação, Cinesioterapia e Mecanoterapia.

Laboratório de Habilidades em Fisioterapia

Este laboratório contempla as disciplinas profissionalizantes e possui equipamentos específicos de uso do fisioterapeuta. Aulas teórico-práticas de eletrotermofototerapia e recursos terapêuticos manuais são ministradas, bem como as principais técnicas específicas das especialidades atendidas pelo fisioterapeuta: neurologia, ortopedia, pediatria, dermato-funcional, saúde da mulher, do idoso e do trabalhador dentre outras. São simulados casos clínicos nos diversos níveis de complexidade e enfatizados os aspectos curativos e preventivos inclusos no uso das técnicas fisioterapêuticas.